Uma das maiores falácias da sociedade é achar que as conquistas têm idades certas para acontecerem. Como, por exemplo, entrar na universidade. Quem estipula a regra que é preciso emendar o ensino médio com o ensino superior? E, se acaso não for dessa forma, não é a maneira certa? Pois bem, através deste artigo, vamos dizer que sim, é possível ser universitário depois dos 40 anos! Além disso, é possível fazer o que bem quiser depois dos 40 anos, mas esse assunto ficará para outro artigo.
Leia mais: Universitário e empreendedor: como conciliar estudos e o próprio negócio
Prestar vestibular com 40 anos. Pode isso?
Por incrível que pareça, essa não é uma dúvida somente sua. Aqui falamos dos 40 anos, mas poderia ser sobre qualquer idade. Afinal, não tem idade pré-determinada para cursar o ensino superior. A única condição é ter concluído o Ensino Médio.
Segundo o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 2011 e 2013, o número de alunos com mais de 40 anos nas instituições de ensino superior aumentou 27,7%. Ou seja, dos mais de 7 milhões de universitários brasileiros, mais de 640 mil têm entre 40 e 59 anos. Mas se você ainda precisa de um incentivo maior para cursar o ensino superior, veja abaixo quais as principais razões para prestar vestibular agora mesmo:
Buscar conhecimento
Às vezes, voltar a estudar é só para satisfazer uma vontade em aprender algo novo. Também pode ser uma maneira de complementar a formação inicial. Quaisquer que sejam os motivos, ter quarenta anos e voltar a estudar, traz um empenho enorme para a aprendizagem. Mais maduro, as pessoas tendem a ser mais responsáveis e mais certas do que estão fazendo.
Melhorar empregabilidade
Atualmente, o mercado de trabalho busca cada vez mais profissionais capacitados. Com 40 anos, às vezes, dependendo da sua profissão, é preciso se atualizar para se adaptar às novas tecnologias. Entrar em uma faculdade pode ser um grande passo para melhorar a empregabilidade. Pense nisso!
Realizar sonhos antigos
Escolher voltar a estudar pode ser um desejo antigo de fazer um curso que sempre sonhou, mas não teve tempo ou oportunidade para fazer. Ou, talvez, você só tenha concluído o ensino médio agora e queira fazer uma faculdade. Saiba que esse momento é todo seu e não prestar um vestibular só vai adiar uma vontade que já está em você. Crie essa coragem e realize o seu sonho.
Estudar a distância.
Atualmente, existem vários cursos aprovados pelo MEC que possuem a modalidade EAD, ou seja, o estudante pode acompanhar as aulas de forma virtual. Assim, a maioria das disciplinas é feita no ambiente online. Com essa facilidade, talvez seja mais fácil escolher estudar, pois em EAD é possível ter mais flexibilidade para acompanhar os estudos.
Leia mais: 5 dicas de empreendedorismo para estudantes
E agora, você está preparado para ser um universitário depois dos 40 anos? Encontre no site do Saber em Rede, informações e ofertas em todas as áreas de graduação e pós-graduação na modalidade EAD e presencial, e se matricule hoje mesmo!