Ir para o conteúdo
  • Saber em Rede | Home
  • Empreenda fácil
  • Vida de Estudante
  • Voz da Educação
Blog do Saber
Empreenda fácil

Universitário e empreendedor: como conciliar estudos e o próprio negócio

Publicado por Aline Barreto em fevereiro 16, 2021 | Atualizado em março 23, 2021
3 minutos para ler

A Universidade é um terreno fértil para ideias. Lá, normalmente, se desenvolve pesquisas que mudam o mundo. Também são instruídas pessoas que têm real motivação de fazer a diferença. Por isso, pergunto, por que não unir o útil ao agradável e usar toda essa energia para empreender na faculdade?

Embora o termo empreendimento esteja bem comum atualmente, não é toda pessoa que tem a coragem de começar um novo negócio.  É uma tarefa árdua e com certeza, um caminho difícil a ser trilhado.

Mas escolher empreender enquanto ainda é universitário tem as suas vantagens. Uma delas é usar o dinheiro ganho para pagar as mensalidades.

Leia mais: Boas práticas para empreender na faculdade

O que é empreender?

Acho que o primeiro passo é entender um pouco sobre empreendedorismo. Para se tornar um empreendedor é preciso ter diversas habilidades, incluindo ser apaixonado pela sua ideia. As pessoas se contagiam quando escutam uma boa ideia. Por isso, é preciso ter brilho nos olhos para realizar um sonho e atingir seus objetivos, tendo como motor a dedicação. É preciso ter muita força de vontade para colocar em prática todas as ideias para o projeto.

Uma forma muito famosa e utilizada por diversos universitários para empreender na Universidade é com a venda de doces na sala de aula. Você não imaginaria que essa é uma maneira de empreender, né? Mas é. Se usar um pouco mais de criatividade, é possível criar um produto único e uma marca potente para vender o seu docinho.  

Um grande exemplo de pessoas que empreenderam na faculdade é o Mark Zuckerberg. Ele mesmo, o criador do Facebook!  Quando estudava na Universidade de Harvard, em 2004, ele e seus amigos Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, lançaram o Facebook. A princípio a rede social era usada para conhecer as pessoas do campus que eles estudavam, mas a rede social se expandiu e hoje é conhecida no mundo inteiro.

Quais as vantagens de empreender na faculdade?

1. A universidade é o ambiente certo para desenvolver ideias. Isso porque pode-se contar com o auxílio dos professores para orientar nos erros e acertos.

2. Para quê terminar o curso para começar a ganhar dinheiro com o conhecimento adquirido? Ao empreender durante a faculdade, pode-se começar a ganhar dinheiro sem ter o diploma em mãos.

3. Um dos maiores ganhos da universidade, com certeza, é o networking. Na faculdade é possível criar conexões que podem durar a vida inteira. Por isso, use os seus amigos para ajudar na divulgação do seu negócio. Networking é a chave do sucesso!

Leia mais: 5 dicas de empreendedorismo para estudantes

Você sabia que o Saber em Rede também é uma forma de empreender? Você pode ganhar uma excelente comissão com a venda de cursos, com horário flexível para trabalhar quando puder e sem metas exaustivas. Aliás, autonomia e independência são vantagens de destaque, você pode ser o seu próprio chefe. 

Agora que você conhece um pouco sobre empreender na faculdade, que tal se tornar um embaixador Saber em Rede? Para entender como funciona, entre em contato conosco!

Posts relacionados

7 erros que te fazem perder vendas de cursos – e como evitá-los

Publicado por Lorena Severino em julho 1, 2025

Como transformar seguidores em alunos: estratégias de social selling no mercado educacional

Publicado por Lorena Severino em junho 24, 2025

Como criar autoridade no nicho educacional através do LinkedIn

Publicado por Lorena Severino em junho 16, 2025

2 comentários em “Universitário e empreendedor: como conciliar estudos e o próprio negócio”

  1. Pingback: Universitário depois dos 40 anos - Blog do Saber
  2. Pingback: Como usar estratégias de psicologia de vendas? - Blog do Saber

Deixe um comentário Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

indique cursos, ganhe comissões

saberemrede

No #DiadoVestibulando, trazemos para vocês um pos No #DiadoVestibulando, trazemos para vocês um post para ajudar aqueles que estão naquele momento de dar o primeiro passo rumo à sua carreira: a decisão de qual faculdade seguir. 

Para muitas pessoas, essa resposta já foi definida, para outras ainda existem dúvidas.

Por isso, vamos te ajudar a entender como escolher a profissão certa! 💡
Qual é a imagem que vem a sua mente quando pensam Qual é a imagem que vem a sua mente quando pensamos em produtividade?

Provavelmente alguém que está alcançando mais: seja clientes, tempo, atividades, trabalho…

Poucos vão pensar em uma rotina de cuidados consigo mesmo.

Porém, reservar esse tempo para cultivar hábitos de autocuidados não apenas evita burnout, mas também melhora a produtividade para você aproveite o seu tempo de trabalho com qualidade.

Afinal, o que é autocuidado? É qualquer ação deliberada que você toma em prol da sua saúde mental, física e emocional.

Quando você cuida de si, há mais espaço para dar conta de todo o resto. 

Estudos psicológicos comprovam que a prática do autocuidado aumenta sua capacidade cognitiva, foco e concentração.

Ou seja, quanto mais você nutre essa relação e conexão com você mesmo, dando atenção para mente, corpo e espírito, maior será a sua produtividade.

Pensando nisso, fizemos uma listinha que pode te ajudar na sua busca por autocuidado, e consequentemente, seu rendimento:

👉🏽 Faça uma atividade física que você goste
👉🏽 Pratique meditação ou intervalos regulares para focar na respiração
👉🏽 Escolha alimentos saudáveis para as refeições
👉🏽 Leia um livro que te inspire e interesse
👉🏽 Durma 8 horas por dia no mínimo

O importante é você identificar o que é se cuidar para você e colocar na rotina!

#produtividade #autocuidado
#tbt de quando no início do ano, nossa fundadora #tbt de quando no início do ano, nossa fundadora e CEO, @lailabmartins, deu uma palestra no @colegiolibertar para alunos do ensino médio.

Nela, Laila contou como inovar com Startups. Fomos muito bem recebidos pelo Colégio! 

Até a próxima a oportunidade de trocar ideias com essa galera dedicada 😉
Hoje trouxemos essa #DicadoSaber para nossos Embai Hoje trouxemos essa #DicadoSaber para nossos Embaixadores ✌🏽

De acordo com Charles Duhigg, o autor de "O Poder do Hábito", a melhor maneira de deixar um hábito ruim é substituí-lo por outro.

É muito importante criar hábitos que te façam deslanchar no Programa, abandonando aqueles que atrapalham o seu crescimento 😄

Vamos colocar em prática?
Como Embaixador(a) do Saber em Rede, você faz par Como Embaixador(a) do Saber em Rede, você faz parte da transformação da educação no Brasil, divulgando cursos dos mais variados níveis de formação para seus amigos.

Todo o processo é realizado on-line, em uma plataforma otimizada e todo o empenho tem sucesso garantido com comissões em dinheiro e prêmios exclusivos do Programa.

Você sabia de tudo isso? 🙌🏼

#oportunidade
Hoje a #vozdaeducação vem diretamente da Itália Hoje a #vozdaeducação vem diretamente da Itália!

Maria Montessori criou um método educativo que ainda hoje é usado em escolas públicas e privadas mundo afora.

Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibram, não sendo possível conquistar uma sem a outra. 

Suas pesquisas e estudos, contribuíram significativamente e revolucionaram o modo como a pedagogia via e entendia as crianças, pois seu método estimula a educação através da autonomia infantil.

Gostou de saber mais sobre ela?
Siga-nos no Instagram!
Site criado por Rock Stage.
Visite nosso site. Saber em Rede