O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 já tem data para acontecer. O Enem impresso será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro, já o Enem Digital foi programado para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Além disso, os inscritos já podem consultar a cartilha que explica sobre a redação deste ano.
O Ministério da Educação (MEC) havia adiado o ENEM 2020 para 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus. O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) foi liberado no dia 05 de Janeiro para consulta e nele é encontrado as principais informações sobre a prova: local, opção de língua estrangeira e informações sobre atendimento especializado, se for o caso.
Leia mais: Como escolher a sua futura faculdade?
Como será a prova?
A prova do ENEM é composta por 180 questões e a Redação. No primeiro dia, serão aplicadas 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 perguntas de Ciências Humanas e a Redação. O segundo contará com 45 de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática.
Como estamos no meio de uma pandemia, todos os participantes e colaboradores terão que usar a máscara durante a prova do ENEM 2020, assim como efetuar a higienização das mãos. Quem faz parte do grupo de risco realizará a prova em uma sala separada, com capacidade máxima para 12 pessoas.
Além disso, excepcionalmente neste ano, haverá a reaplicação do exame para aqueles que estiverem com Covid-19 no dia da prova. Anote: é preciso solicitar uma nova prova no site do ENEM.
Como é feita a correção?
A redação do ENEM é avaliada por dois corretores, que concedem uma nota entre 0 e 200 para cada uma das cinco competências. Assim, as competências são:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
Após os dois avaliadores corrigirem, se as notas por cada competência forem maiores do que 80 pontos, um terceiro corretor avalia. Neste caso, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas totais que mais se aproximarem. Ainda assim, uma banca de especialistas pode avaliar a prova se:
- persistir a discrepância de notas entre os avaliadores;
- se a redação tiver nota 1000 por todos os avaliadores.
O resultado do ENEM 2020 será publicado em março e a nota poderá ser usada para o ingresso em algumas faculdades parceiras do Saber em Rede! Fique ligado ao calendário e incentive a participação dos candidatos.
Vale ressaltar que ainda há discussão sobre a aplicação do ENEM nas datas estipuladas pelo MEC devido à pandemia do COVID-19, por isso é sempre bom ficar antenado com as notícias sobre o assunto.
Leia mais: Como entrar em um curso EAD?
Quer saber mais? Continue acompanhando os nossos conteúdos e fique por dentro de tudo o que permeia o mundo da educação aqui no Blog do Saber em Rede.