Ir para o conteúdo
  • Saber em Rede | Home
  • Empreenda fácil
  • Vida de Estudante
  • Voz da Educação
Blog do Saber
Empreenda fácil

Venda com confiança: como melhorar sua oratória

Publicado por Aline Barreto em outubro 22, 2020 | Atualizado em abril 5, 2021
3 minutos para ler

Nem todo mundo consegue vender um produto ou seu serviço com confiança na primeira vez, mas engana-se quem pensa que não existem macetes que ajudem no desempenho. Por isso, para uma comunicação clara e assertiva, nesse artigo, ensinaremos dicas para melhorar a sua oratória. Vamos lá?

Leia mais: Como abordar o seu cliente?

1.    Pratique

É preciso praticar a forma de falar para aprimorar cada vez mais a sua oratória por completo. Por isso, a primeira dica é: grave a si mesmo ensaiando sua apresentação e uma conversa fictícia com o cliente. 

Parece bobo, mas dessa forma, você consegue identificar seus gestos, as falhas e expressões faciais. Ou seja, tudo que faz parte de  processo de convencimento e venda.

E, claro, reveja todas as cenas e continue praticando, convença à si mesmo! 

2.    Postura

Outro ponto super importante para sua autoconfiança é a postura. Ela  indica muita coisa, afinal, o corpo fala. Por isso, mantenha uma postura empoderada e segura, de modo que você transmita  convicção  para  seu cliente enxergar a credibilidade do produto que está vendendo.

3.    Conheça o seu produto

Sempre falamos que conhecer cada detalhe do seu próprio produto já facilita parte da sua venda. Pense:  quais as vantagens do que você está vendendo?

Você precisa conhecer todos os benefícios do seu produto para responder todas as dúvidas do seu cliente. Além disso, se prepare para aquelas que não estão descritas no seu roteiro de vendas. O cliente pode ser imprevisível, e por isso, o ideal, é você ter na ponta da língua possíveis respostas.

Quanto mais você conhece o seu produto, mais fácil será vendê-lo.

4.    Use palavras-gatilho

Estratégias de marketing são ótimas aliadas para vendedores autônomos. Quando se tem a possibilidade de ter um atendimento personalizado, você pode utilizar palavras-gatilho. Por exemplo, uma uma maneira muito eficaz é sempre chamá-lo pelo nome. 

Em suma, as pessoas se sentem especiais quando são chamadas pelo nome. Além disso, outras palavras que também auxiliam são: fácil, grátis, comprovado, garantido e imediato. Encontre maneiras para usá-las no seu discurso e despertar a atenção do seu cliente.

5.    Cuidado com o que você fala

Você não está falando com um amigo, você está vendendo um produto. Por isso, fuja dos vícios de linguagem. Nada de usar “tipo assim” ou “mano”. Também fale devagar e de forma compreensiva para que o cliente preste atenção em você.

Do mesmo modo,mantenha o contato visual para conquistar o seu cliente. Em casos de reuniões virtuais, as dicas continuam válidas, mas pense em reservar um espaço e horário sem interferências. 

Leia mais: Boas práticas para empreender na faculdade

Essas foram algumas dicas para melhorar a sua oratória e vender mais.

O Saber em Rede é um exemplo de empreendedorismo para receber ótimas comissões a partir da venda de cursos de graduação e pós-graduação. Basta se cadastrar, gratuitamente, e aproveitar as vantagens como autonomia, independência e flexibilidade para a sua vida. Como Embaixador do Saber em Rede, você tem acesso a um mundo de possibilidades para se tornar um empreendedor e vender os cursos aos seus clientes. Entre para este time!

Posts relacionados

O que são soft skills e por que elas são essenciais para o mercado de trabalho

Publicado por Lorena Severino em outubro 7, 2025

Empreendedorismo no marketing de afiliados: a arte do segundo setor

Publicado por Lorena Severino em setembro 16, 2025
EAD

O que é a escuta ativa e como ela pode ajudar no marketing de afiliados?

Publicado por Lorena Severino em setembro 8, 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site criado por Rock Stage.
Visite nosso site. Saber em Rede